Categories
- Iridologia (43)
- BLOG (9)
Capítulo 6 Os principais sinais e marcas da íris – 6.5 Arco senil
O arco senil é um sinal de envelhecimento geralmente encontrado na porção superior da íris, na zona 7, correspondente à área cerebral entre as posições de 11 e 1 horas em um relógio. Manifesta–se como um arco translúcido, semitransparente, de coloração cinza–azulada ou esbranquiçada em forma de meia–lua, com aparência semelhante a um fragmento de um anel de sódio. Este sinal indica anemia cerebral e pode prever, com anos de antecedência, riscos como paralisia, trombose, acidentes vasculares cerebrais e afins. Além disso, confere à íris um formato amendoado ou oval.
A formação deste anel deve–se à deficiência de oxigênio nos fluidos corporais. Quando a oxigenação e circulação sanguínea são insuficientes, os tecidos cerebrais não recebem os nutrientes necessários, e os resíduos metabólicos não são eliminados com a rapidez adequada. Frequentemente, isso está associado a uma redução das capacidades e funções cerebrais; a clareza mental é afetada e os processos cognitivos perdem nitidez.
Esta condição tem sido diagnosticada com crescente frequência em pessoas jovens. Para combatê–la, são essenciais exercícios adequados e vigorosos que ativem a circulação sanguínea e garantam o suprimento de oxigênio que o cérebro necessita.